ALERP
ALERP
14/09/2025 11:50:39 | Por: Josselmo Batista Neres | Visitas: 574
Imagem: Divulgação
O tempo vai passando dentro do seu tempo. O que não se registra perde a interpretação da cronologia na pulsação que marca as circunstâncias. No sábado, 21 de abril de 2018, o médico e escritor, José Solon Reis, membro da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, fez a inauguração do Centro Comercial e Cultural Alaide Reis, em Jaicós-PI, há 51km da cidade de Picos-PI. Na oportunidade o escritor Francisco Miguel de Moura, membro da Academia Piauiense de Letras – APL e da ALERP, lançou o livro “Minha História de Picos”, momento em que adquiri a obra. O autor colocou o seguinte autografo: “Para Josselmo Batista Neres, com grande satisfação pelo talento e por tê-lo como confrade da ALERP. Abraço. Jaicós, 21.04.2018.”
O livro ficou por algum tempo enfeitando as prateleiras da estante da minha biblioteca. Ainda não tinha ocorrido o estalo da leitura da mencionada obra. Mas como diz na Bíblia, em Eclesiastes, “tudo é no tempo de Deus”. No dia 18 de maio de 2025, peguei o exemplar de trezentos e cinquenta e oito páginas e comecei a folhear. A leitura fluiu e a curiosidade e o despertar foi aumentando a cada linha lida. Entre trabalho e afazeres diários, estudo e outras leituras e anotações, terminei a degustação das páginas em 11 de julho de 2025. Sim, em cinquenta e cinco dias. Mas lido e sentido.
O livro “Minha História de Picos” do parente Francisco Miguel de Moura – somos descendentes de Bernardino de Moura Fé, ele de Zeferina Maria do Espeito Santo e eu de Cândido de Moura Fé (meu trisavô). Zeferina e Cândido eram irmãos, filhos de Bernardino e Tereza Maria Leal. Voltando a obra, o livro é um marco histórico que retrata, no seu tempo, uma cidade interiorana do nordeste brasileiro, e traz contribuições para a preservação da memória, com relatos de todos os cantos do município e personalidades que marcaram a cultura, política e fizeram história em Picos.
Na obra, o escritor Francisco Miguel de Moura, fala de suas vivências e de sua história em sinal de amor pela terra natal, assim como bem diz no poema “Soneto à Cidade Amada” de sua autoria, impresso na contracapa do livro: “Minha doce e queria terra, ó Picos, / Entraste na minha alma de uma vez”... Entraste também na vida de todos que moram, transitam, fazem negócios... e ama este lugar. Terra, como na letra do hino oficial de autoria de Manoel da Costa Moura (Guanambi Sonial), “De heróis serviçais tão valente / Empunhando o escudo da glória /... O teu nome semeia”. Terra que no dia a dia, em prosa ou verso é (re)escrito novos capítulos.
Para conhecer as contribuições do escritor Francisco Miguel de Moura sobre a cidade de Picos e regiões, esclarecer dúvidas, enriquecer o conhecimento e corrigir lapso, deleite-se com a “Minha História de Picos” e veja o que a obra tem a lhe oferecer. Fica o registro.
Josselmo Batista Neres é membro da Academia de Letras da Região de Picos - ALERP
Picos, sexta-feira, 11/07/2025
Comentar matéria
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Mais de: noticias
SELIPI (XXI Seminário de Literatura Piauiense e XVIII de Literatura...
(...mostrar-lhes-ei, de um jeito fatigante, que é possível que eu, dada a necessidade incessante de...
...
...





© 2025 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP - Fale Conosco